Investir em imóveis na planta vale a pena?

Investir em imóveis na planta

Comprar um imóvel na planta pode ser um ótimo negócio para quem busca opções de investimento ou para quem não tem pressa em morar no local que está sendo construído.

Assim como tudo, existem sim prós e contras de comprar um imóvel na planta, você precisa colocar na balança o que é o ideal para você e decidir.

O primeiro pró, que é o que faz muitas pessoas optarem pelo imóvel que ainda não está pronto, é que ele custa normalmente 20% a 40% mais barato do que o imóvel que já está pronto.

Se sua intenção é a compra para morar no imóvel, uma vantagem de comprar ele na planta é que solicitações de personalização conforme o seu gosto podem ser feitas a construtora, dessa forma você receberá o imóvel do jeito que gosta e evitará custos posteriores com obras.

Outro pró importante, é que as construtoras são mais flexíveis quando o assunto são imóveis que estão sendo construídos, porque quando você compra um deles, está ajudando a bancar a construção. Por essa razão, benefícios como parcelamento da entrada e ajustes nos valores das parcelas intermediárias têm maior possibilidade de serem dados aos compradores.

A boa notícia é que você não precisa pagar IPTU e condomínio até a entrega das chaves do seu imóvel.

Falando em pagar, lembre-se que comprar um imóvel na planta exige um bom planejamento financeiro, principalmente porque você terá parcelas altas a pagar, dependendo do valor da sua entrada é claro, e ainda terá os custos de morar em outro lugar até que receba as chaves.

Investir em imóveis na planta

Importante levar em consideração e ter em mente que existe a possibilidade da obra atrasar ou até mesmo não terminar. Por essa razão, pesquise por construtoras confiáveis, com bom histórico de entrega de imóveis e pesquise sobre como anda o mercado financeiro no Brasil e mundo, assim você evitará o risco de a empresa quebrar e você perder dinheiro ou se incomodar por muito tempo.

Para criar confiança e ter uma base melhor de como é o trabalho da construtora que fará a obra, procure e visite imóveis prontos feitos pela empresa, procure por opiniões e possíveis reclamações de clientes e por fim visite a obra e avalie o seu andamento para ter mais segurança de que tudo dará certo.

Para quem tem o dinheiro para dar à vista no negócio, o imóvel na planta é um bom investimento, pois além de você pagar mais barato do que o imóvel que já está pronto, provavelmente ganhará mais um bom desconto por estar pagando à vista para a construtora. Quando quiser vender, o imóvel pronto já estará mais valorizado, portanto o seu lucro será garantido.

Mesmo para quem financiará o imóvel, a ideia de adquiri-lo como forma de investimento também pode ser utilizada. Basta que você faça uma boa pesquisa de mercado, escolha um imóvel localizado em um bairro com grande possibilidade de crescimento e descubra se algum investimento grande sairá por perto, como um shopping ou outro empreendimento por exemplo.

Pesquisando e analisando imóveis utilizando as dicas sugeridas acima, só resta encontrar e comprar o imóvel que esteja dentro dos critérios por um bom preço, assim a probabilidade de retorno no momento que decidir vendê-lo no futuro é grande.

Para que isso aconteça, tenha paciência e lembre-se que esse é um investimento de risco a longo prazo, mas que apesar do risco, a probabilidade de ganho é alta.

Em suma, vale a pena sim investir em imóveis que estão na planta, basta apenas que você se organize, avalie todos os possíveis cenários e encontre o imóvel ideal. Contate um consultor imobiliário de sua segurança e busque aplicar estas dicas, com certeza você fará um excelente negócio na compra de um imóvel na planta.

Leia Também:

Atendimento ao Cliente

Imagem padrão
Maria J. Vilich
Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.